Gonçalo Ramos pode substituir Cristiano Ronaldo no onze.
Ninguém na Seleção consegue substituí-lo fora dele.
Essa diferença explica uma parte do problema que a Federação Portuguesa de Futebol terá de resolver no fim da carreira do capitão.
Durante o Mundial de 2026, a NOSSA Sports e a plataforma Felton analisaram durante 47 dias a audiência ativa gerada por diferentes protagonistas da competição em Portugal. Cristiano Ronaldo publicou 29 vezes nas suas redes sociais. A Seleção Nacional publicou 565 vezes.
O valor económico estimado da audiência das publicações de Ronaldo foi de 85,2 milhões de euros.
O das 565 publicações da Seleção foi de 68,1 milhões.
Os números não representam dinheiro recebido por Ronaldo nem receitas diretamente perdidas ou ganhas pela Federação. Medem um valor estimado de atenção e envolvimento digital.
É precisamente essa atenção que interessa.
Uma única pessoa, publicando muito menos, produziu uma capacidade de alcance económico superior à atividade digital acumulada da instituição que representa.
O atual estágio mostrou a mesma força em escala reduzida.
Depois de não participar no treino coletivo no relvado em Malmö, Ronaldo colocou nas redes uma fotografia com referências a Portugal e um coração. Em apenas 20 minutos, a publicação aproximava-se dos 700 mil gostos e ultrapassava os dez mil comentários.
Não precisou de explicar o que se passava.
O gesto tornou-se imediatamente parte da história.
Ronaldo aproxima-se dos 700 milhões de seguidores apenas no Instagram e a dimensão da sua audiência já não corresponde simplesmente à popularidade de um futebolista. É uma plataforma global própria, capaz de levar a Seleção a pessoas, mercados e territórios que não acompanhariam regularmente o futebol português.
Durante quase toda a carreira, essa dimensão exterior não criava um conflito relevante com o futebol.
O jogador que mais atenção gerava era também o jogador que ninguém precisava de justificar no onze.
O fim da carreira está a separar as duas coisas.
Dentro do campo, Jorge Jesus já encontrou situações em que outro jogador oferece mais energia, mais pressão e características mais adequadas à estratégia. Fora dele, não existe no plantel nenhum substituto para aquilo que Cristiano representa.
É essa assimetria que torna qualquer redução do papel particularmente sensível.
A Federação não gere apenas um avançado veterano. Gere uma relação construída durante mais de duas décadas entre Ronaldo, Portugal, patrocinadores, adeptos e uma audiência mundial que associa a camisola nacional à figura do capitão.
Pedro Proença reconheceu antes do Mundial que as marcas Ronaldo e Federação se confundem em parte e garantiu que Cristiano poderá continuar ligado ao futebol português depois da carreira.
A ideia não é surpreendente.
Uma instituição procura conservar a relação com o seu maior ativo simbólico mesmo depois de terminar a utilidade competitiva que iniciou essa relação.
O problema está no intervalo entre esses dois momentos.
Ronaldo ainda é jogador.
Enquanto for jogador, o seu lugar deveria responder às necessidades competitivas de Portugal.
Mas a Federação sabe também que uma diminuição progressiva do seu papel aproxima inevitavelmente uma saída que terá consequências de exposição que nenhum outro internacional provoca.
Nada disto demonstra que Ronaldo seja convocado por razões comerciais.
Pedro Proença já afirmou que as decisões técnicas não pertencem ao presidente da Federação.
Também não existe prova de que um patrocinador ou interesse económico tenha imposto a presença do capitão.
O que existe é um incentivo institucional evidente para evitar uma rutura.
Portugal consegue substituir os movimentos de Ronaldo.
Consegue substituir a posição.
Consegue substituir minutos.
Ainda não consegue substituir aquilo que acontece no mundo quando Ronaldo veste a camisola portuguesa.
É nessa diferença que o mediatismo deixa de ser apenas popularidade.
Passa a ser poder.















