Liga Portugala Jornada08
9–12 de outubro de 2026

Jornadas

Navegação principal da época 2026/27.

Ronaldo deseja sorte a Portugal depois de escolher sair quando Portugal não escolheu Ronaldo

O capitão abandonou a concentração na véspera do jogo com a Dinamarca depois de Jorge Jesus reafirmar a autoridade do selecionador sobre a utilização dos jogadores. Cristiano promete contar «a verdade», mas a sequência conhecida já coloca em causa a coerência entre o discurso de compromisso com Portugal e o comportamento quando perdeu estatuto competitivo.

Cristiano Ronaldo desejou sorte aos companheiros depois de abandonar a concentração da Seleção Nacional. O gesto seria apenas uma despedida cordial se não acontecesse precisamente no momento em que Portugal precisava do capitão para fazer aquilo que se exige aos restantes jogadores: aceitar uma decisão do treinador, permanecer com a equipa e colocar o coletivo acima da insatisfação individual.

Ronaldo confirmou nas redes sociais que decidiu deixar o estágio depois de falar com Pedro Proença e depois da conferência de imprensa de Jorge Jesus. Não anunciou o fim definitivo da carreira internacional. Disse que explicará mais tarde as razões da decisão e deixou uma mensagem de apoio aos colegas.

A promessa de uma explicação obriga a conservar uma margem factual. Pode existir informação ainda desconhecida que altere parte da leitura do episódio. Não apaga, porém, aquilo que já aconteceu.

O conflito nasceu no jogo com a Noruega. Cristiano começou no banco, aqueceu durante a segunda parte e acabou por não entrar. Portugal venceu por 2-1. No final, o capitão dirigiu-se diretamente para os balneários sem acompanhar os restantes jogadores no agradecimento aos adeptos.

A decisão de Jorge Jesus era competitiva. O selecionador entendeu que as características apresentadas por Gonçalo Ramos e a forma como o jogo estava a decorrer justificavam manter o avançado em campo. Ronaldo estava disponível, mas não foi utilizado.

O episódio deveria ter terminado como terminaria com qualquer outro jogador: o treinador decidiu, a equipa ganhou e o futebol continuou.

Não terminou.

A insatisfação de Ronaldo prolongou-se para os dias seguintes. Houve conversas com Jorge Jesus. Pedro Proença alterou a agenda, deixou de acompanhar a seleção sub-21 nos Açores e viajou para a Escandinávia para estar próximo de uma situação que começara com a não utilização de um futebolista num jogo ganho.

Ronaldo e Jesus chegaram a conversar no hotel e chegou a existir a indicação de que o desentendimento estaria ultrapassado. Na quarta-feira, Jorge Jesus negou publicamente uma rutura e afirmou que o capitão trabalharia com a equipa.

Ronaldo não treinou.

Abandonou o local da concentração e confirmou depois a decisão nas redes sociais.

É nesse ponto que o comportamento deixa de poder ser tratado apenas como frustração de um grande jogador perante o banco.

Um futebolista tem o direito de discordar do treinador. Pode considerar injusto aquecer e não entrar. Pode sentir que merece jogar. Nenhum desses sentimentos lhe transfere a autoridade para decidir a equipa.

A titularidade de Cristiano Ronaldo não é um direito adquirido.

A convocatória, o onze e as substituições pertencem ao selecionador. O currículo do jogador, a braçadeira de capitão, os recordes ou a dimensão mediática não alteram essa regra.

No caso de Ronaldo, a responsabilidade deveria ser ainda maior.

O capitão não existe apenas quando levanta troféus, marca golos ou discursa perante a equipa. Existe também quando outro jogador conquista o espaço que antes lhe pertencia. Existe quando o treinador toma uma decisão de que não gosta. Existe quando o interesse individual colide com aquilo que a equipa precisa.

Foi precisamente esse momento que chegou em Oslo.

Portugal ganhou sem Ronaldo. Gonçalo Ramos justificou a opção dentro do jogo. Jorge Jesus manteve a escolha.

A reação do capitão transformou uma decisão técnica numa questão que mobilizou o presidente da Federação e perturbou a preparação do encontro seguinte.

Não existe, até agora, prova pública de que Ronaldo tenha exigido literalmente a titularidade. Também não existe prova de que tenha ameaçado abandonar a Seleção caso não jogasse.

Não é necessário inventar nenhuma dessas ações para identificar o problema.

Quando o capitão abandona uma concentração no contexto de um conflito nascido da sua não utilização, a decisão exerce pressão sobre o selecionador e sobre a Federação independentemente da intenção com que foi tomada.

A sequência mostra também uma contradição.

Cristiano tem afirmado que quer ajudar Portugal e que continuará enquanto a Seleção contar com ele. Agora desejou sorte aos colegas depois de escolher não permanecer com eles.

Se a prioridade era Portugal, o contributo mais coerente naquele momento seria continuar no estágio, treinar, aceitar a decisão do selecionador e permanecer disponível caso a equipa precisasse dele.

Desejar sorte depois de sair não produz o mesmo efeito que ficar.

Ronaldo construiu durante mais de duas décadas um estatuto que nenhum futebolista português teve. Esse estatuto nasceu do que deu à Seleção e tornou-o numa figura cuja influência ultrapassa largamente o terreno de jogo.

O problema aparece quando esse estatuto começa a funcionar como se tivesse de sobreviver às condições competitivas que o criaram.

Aos 41 anos, Ronaldo já não oferece em todos os momentos aquilo que uma equipa de topo exige em intensidade, reação, mobilidade e repetição de esforço. Jorge Jesus começou a tratar essa realidade como trataria a de qualquer outro jogador: escolhendo as características de que precisa em cada encontro.

Foi essa normalização que desencadeou o conflito.

Fernando Santos já tinha encontrado uma versão do mesmo problema no Qatar. Quando retirou Ronaldo do onze, uma relação pessoal e profissional construída durante anos ficou profundamente afetada. Quatro anos depois, o problema mantém-se: quando o estatuto competitivo diminui, a consequência ultrapassa frequentemente a decisão que ocorreu dentro do campo.

A diferença agora é mais difícil de ignorar.

Ronaldo continua a ter um peso mediático, simbólico e institucional gigantesco. Qualquer problema que o envolva produz consequências que nenhum outro jogador provoca. A própria deslocação de Pedro Proença mostrou a dimensão institucional adquirida por uma decisão que, com outro internacional, dificilmente sairia do balneário.

Esse poder não torna Ronaldo mais importante do que a equipa.

A Seleção Nacional não existe para preservar o estatuto de Cristiano Ronaldo.

Jorge Jesus foi escolhido para construir uma equipa competitiva. Se Gonçalo Ramos, João Félix ou qualquer outro jogador oferece mais à estratégia de determinado jogo, a decisão pertence ao selecionador. Ronaldo pode discordar. O que não pode esperar é que a história altere permanentemente a regra competitiva.

Cristiano prometeu contar «a verdade».

Deve ser ouvido quando o fizer.

Mas nenhuma explicação futura altera o princípio que ficou exposto em Copenhaga: Portugal tinha um jogo para disputar, o treinador tomou uma decisão que lhe competia e o capitão escolheu abandonar a concentração.

Ronaldo pode desejar toda a sorte do mundo aos companheiros.

O comportamento que melhor demonstraria esse desejo teria sido ficar com eles.